Melhoria

Monumento do parque Dom Antônio Zattera é restaurado

Busto em homenagem ao almirante Tamandaré será reinaugurado nesta quinta-feira, após passar por processo de recuperação

Divulgação -

O monumento em homenagem ao almirante Tamandaré, presente no parque Dom Antônio Zattera, será reinaugurado na tarde desta quinta-feira (12) em evento de comemoração ao Dia do Marinheiro. O busto construído em 1962, em homenagem ao oficial, passou por um processo de restauração, desenvolvido por membros do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o 5º Distrito Naval, representado pela Estação Naval de Rio Grande, que financiou o projeto.

Conforme o tenente Renan Alves, a inciativa foi idealizada pelo diretor de Escotismo do 254º grupo de escoteiros São Francisco de Assis, Paulo Pencarinha, e também prevê a revitalização do espaço. O diretor explica que mesmo sem a atividade de escotismo marítimo em Pelotas, os atos comemorativos realizados no dia 13 demonstram para os membros do grupo a importância dos marinheiros para a sociedade. "É a maior data da Marinha", afirma.

O contato com os profissionais do curso surgiu após consulta dos marinheiros à Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas (Secult), em relação aos procedimentos necessários para o trabalho. Além de aprovar o projeto de restauração, a pasta ficou responsável pela fiscalização do trabalho. A coordenadora do curso, Daniele Baltz da Fonseca, explica que o trabalho consistiu em limpeza, higienização e reparos da peça. No local, foram identificados desgastes do material de liga de cobre, que sofreu a ação do tempo, além de infiltração de água na base da peça, feita de argamassa e cimento, o que ocasiona o escorrimento do material que, posteriormente, seca e se solidifica. "Isso formou uma camada dura, difícil de tirar", conta.

Da academia para a comunidade
O trabalho está inserido dentro da carga horária do curso, que inclui a realização de atividades de extensão que possam retornar o conhecimento adquirido no meio acadêmico para a comunidade. "É um processo que é didático para o aluno e beneficia a sociedade", afirma Daniele. O trabalho, que começou no início de dezembro, deverá estar quase completo para as comemorações do Dia do Marinheiro em Pelotas, nesta quinta-feira, faltando, ainda, pequenos detalhes." A coordenadora do curso lembra que a atividade desenvolvida pelos profissionais é feita considerando os contextos material e imaterial de cada peça e que também é realizada pelo curso em obras particulares, como monumentos, túmulos, quadros, documentos, com a Universidade fornecendo a mão de obra dos alunos, que contam com a supervisão dos docentes.

Parcerias para restauração de monumentos
"É um trabalho extremamente importante", ressalta o titular da Secult, Giorgio Ronna. Para ele, a iniciativa da Marinha permitiu recuperar um monumento com grande importância histórica. Ele afirma que as parcerias podem permitir que o processo seja feito em outros locais e que há um planejamento para uma ação futura, que permitiria a restauração de monumentos da praça Coronel Pedro Osório, que já passa por processo de revitalização, com a inscrição em editais para captação de recursos.

A data
O Dia do Marinheiro é comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento de Joaquim Alves Lisboa, almirante Tamandaré, nascido em Rio Grande e que é considerado o patrono da Marinha brasileira. Em Pelotas, as comemorações ocorrem nesta quinta, a partir das 15h, com programação que prevê atividades como a reinauguração do monumento, cerimonial à bandeira comentado, promoção e imposição de medalhas aos militares que atuam na Estação Naval de Rio Grande. O evento contará com a participação de autoridades militares e da sociedade civil organizada. A programação é realizada pelo 5º Distrito Naval, sediado em Rio Grande.

 

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Provas do concurso público da prefeitura em Pelotas serão neste domingo Anterior

Provas do concurso público da prefeitura em Pelotas serão neste domingo

Próximo

Editora IFSul lança seu primeiro livro

Deixe seu comentário